A autoestima e a saúde mental são duas coisas que estão intimamente relacionadas. A seguir, trazemos algumas questões comuns sobre a relação entre elas.
Primeiramente, o que é autoestima?
Nada mais é do que a opinião que uma pessoa tem sobre si mesma. A autoestima é formada por percepções e crenças sobre quem somos, do que somos capazes, nossos valores e pensamentos. É construída com base nas suas experiências pessoais e na sua autoimagem.
Ou seja, é o valor que você atribui a si mesmo. Uma pessoa que se enxerga de forma positiva se relaciona melhor com o mundo externo, acreditando ser merecedora de bons resultados.
A autoestima influencia a forma como pensamos, agimos, sentimos e nos relacionamos com as pessoas e acontecimentos da vida.
A forma como nos enxergamos, o que pensamos sobre nós e o que acreditamos merecer formam a compreensão do nosso valor.
Qual é a relação entre autoestima e saúde mental?
Você gosta de quem é? Reconhece suas limitações e busca desenvolvê-las sem se culpar por não ser boa o suficiente? Sente orgulho de si? Essas perguntas nos levam a refletir sobre como lidamos conosco e o quanto nos valorizamos. Isso reflete diretamente na autoestima.
A autoestima pode afetar nossa saúde mental?
A autoestima pode afetar a saúde mental de muitas maneiras. Quando a autoestima é baixa, a pessoa pode se sentir insegura e duvidar de suas habilidades. Isso pode levar à ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental. Por outro lado, quando a autoestima é alta, a pessoa se sente bem consigo mesma e tem mais confiança em lidar com os desafios da vida.
E como posso melhorar minha autoestima?
Existem muitas maneiras de melhorar a autoestima. Uma delas é identificar e desafiar os pensamentos negativos que você tem sobre si mesmo. Tente se concentrar em suas qualidades positivas e comemore suas conquistas. Além disso, pratique a autocompaixão e seja gentil consigo mesmo.
Por que investir em autoestima?
Indivíduos com baixa autoestima não se sentem, no geral, confiantes e capazes, o que impacta diretamente nos relacionamentos, conflitos internos, decisões e bem-estar. Os reflexos na saúde mental e física podem desencadear quadros de depressão, ansiedade, transtornos alimentares, transtornos de aprendizagem, dependências químicas e emocionais.
O que você vai ganhar melhorando sua autoestima?
1 - Maior sensação de bem-estar pessoal;
2 - Mais resiliência;
3 - Melhora nos convívios sociais e relacionamentos em geral;
4 - Percepção de importância do autocuidado;
5 - Aumento do senso de capacidade; e
6 - Maior confiança para realizações pessoais e profissionais.
Percebeu o quanto a autoestima é importante e melhorá-la pode trazer muitos benefícios para a sua vida? Conte conosco para te apoiar nesse processo! Entre em contato para marcar uma primeira sessão.
Commentaires